IMG_2590
Geral

Trabalho em equipe!

Trabalho em equipe é uma das maiores virtudes que a igreja nos proporciona. O simples conceito de ministério dentro da igreja trás consigo a proposição de um trabalho que possa ser realizado não por uma pessoa, mas por vários voluntários e funcionários operando como uma equipe pela mesma causa.
Voce vê este conceito de “Team Work”- trabalho em equipe – muito utilizado em corporações e em meios seculares, mas muito pouco discutido e falado no contexto de igreja e ministérios.

É muito comum olharmos na estrutura funcional de uma igreja e analisar sua estrutura hierárquica, ou de autoridade. Sem dúvida, temos que respeitar as posições de autoridade estabelecidas na igreja, mas isto não deve impedir a função do corpo de Cristo de operar dentro um espírito de cooperação e equipe. O problema é como colocar em prática um conceito que nem sempre é discutido como parte funcional do ministério.

O exemplo de 1 Coríntios 12:12-26, mostra que fomos criados para operar em equipe. Mesmo sendo diferentes e realizando funções diferentes uns dos outros, no fim, trabalhamos com um mesmo propósito, um visão única, dentro de uma missão clara e objetiva.

Como isso realmente funciona na prática?

A ideia do texto de 1 Coríntios 12 é muito bonita e nos dá inspiração, mas inspiração para gerar ideias vem fácil; inspiração que nos leva às ações é muito mais raro.

1. Uma Visão e Missão para toda igreja
Ministérios em igrejas com visão e missão diferentes da missão e visão da igreja, criam confusão e divisão. Se o seu ministério opera dentro de uma igreja, sua missão e visão é a da igreja. Você pertence ao corpo, não opera independente do corpo. Muitas vezes, ministério tentam buscar suas próprias identidades dentro da igreja criando sua própria visão e missão, ao invés disso desenvolva um plano que ação que fará com que seu ministério represente o corpo de Cristo baseado na visão e missão de sua igreja.

2. Compartilhe informações com outros ministérios

Tem sempre coisas boas acontecendo nos ministérios, por isso, compartilhe com outros ministérios o que esta  acontecendo no seu ministério. Por exemplo: o departamento de jovens esta promovendo um retiro para o próximo feriado prolongado, comunique com o pastor de grupos pequenos e peça que ele ajude a espalhar a informação sobre o retiro por meio dos líderes. Quando ministérios dentro da igreja compartilham informações uns com os outros, o corpo de Cristo fica mais e mais evidente.

3. Assuma a responsabilidade pela unidade do seu ministério visando a unidade da igreja.

A unidade da sua equipe é baseada na sua habilidade de líder de guiá-los e mantê-los numa mesma direção. Unidade na igreja é resultado deste esforço conjunto. Mas preste atenção, não estou me referindo à uniformidade, mas unidade, cada um fazendo sua parte, pelo bem de todos e o chamado da igreja local em sua comunidade, bairro, cidade, país e mundo. Unidade é sadia e faz bem porque todos operam dentro do seu chamado, buscando cumprir a missão e visão da igreja. 1 Corintios 12:5-6 “Há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera em tudo.”

4. Ore e interceda pela liderança da igreja

É muito fácil analisar e opinar nas decisões da liderança da igreja, mas nem sempre levamos em conta a carga que a liderança leva nos ombros quando decisões são tomadas. Uma vez eu ouvi a expressão: “Todo mundo que ser Jesus, mas ninguém quer morrer na Cruz”. Nunca se esqueça que seu pastor foi chamado para liderar a igreja e nossa parte é a de orar por ele(S) e suportar o ministério juntamente com ele(S). Muitos pastores passam oras orando por suas ovelhas, e muitos vão atrás de uma que se desgarrou. Quanto maior o ministério, maior a carga, e suas orações ajudam a carga a ficar mais leve.

A igreja é, sem dúvida, o corpo de Cristo. Eu acredito nisto por que é o que a Bíblia diz. Você é parte deste corpo, e você não está neste ministério por acaso, Deus te chamou porque ele tem um propósito para a sua vida e para o ministério que você serve. Sirva com alegria, e convide outros a fazer parte do que Deus está fazendo em você e em sua igreja.

Sobre o Autor

Joey Santos

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário

  • ~text?txtsize=33&txt=350%C3%97250&w=350&h=250

Receba nossa Newsletter

Inscreva-se para receber ainda mais conteúdo no seu e-mail!

Threesome