Produção Programação e Louvor

Tecnologia e a Igreja de Hoje – Parte 1

Algumas semanas atrás eu pedi a ajuda de alguns amigos no Facebook sobre o uso de multimídia nos cultos dominicais da igreja. Primeiramente gostaria de agradecer a todos que responderam ao meu post.

Foi muito bom ver que multimídia na igreja é bem aceita e até bem entendida pelos que a usam. Hoje em dia, tecnologia é ate fácil de entender e aplicar. A diferença está no PROPÓSITO com que usamos a tecnologia de apresentação na igreja. Multimídia é um instrumento poderoso na comunicação do evangelho e por cause disso, precisamos ser diligentes e usá-la com a maior intenção de excelência possível.

Via de regra, um dos obstáculos mais comuns entre igrejas e multimídia feita corretamente é o custo. No decorrer dos anos, eu aprendi que excelência e alto custo não andam lado a lado necessariamente. Enquanto alto custo de equipamento e acessórios pode nos dar a idéia de que aplicar estes equipamentos corretamente se tornaria impossível, descobrir o equipamento correto para a aplicação correta é a chave para o sucesso do uso da multimídia na igreja. O que torna grandes idéias e projetos parecerem impossíveis é o fato de olharmos na lista de equipamentos que desejamos antes de analisar como iremos usar tecnologia de apresentação no prédio que usamos para adorar a Deus.

Por quanto servi em uma igreja de 150 membros, eu operava com equipamentos que serviam muito bem o tamanho da congregação e os objetivos delineados a mim naquele momento, mas nunca deixei de fazer nenhum projeto com a maior excelência possível porque não tinha o equipamento ideal. Esta atitude é necessária em qualquer área que você atue na igreja.

A dez anos atrás, a melhor maneira de fazer escola bíblica dominical era em salas dedicadas a esse fim, hoje em dia, este não é necessariamente o caso. Ao invés the construir salas para educação religiosa, igrejas devem focar em áreas comuns que podem ser utilizadas pelas pessoas da igreja, não só aos domingos, mas também durante a semana, com infra-estrutura que permita o use the projeção de slides, filmes, etc…

Fitas cassete estão sendo substituídas por streaming e download de áudio e vídeos, áreas dedicadas a registro de eventos da igreja em formulários, são substituídos por quiosques e formulários online, estas mudanças não mais permitem igrejas a simplesmente seguir antigas maneiras de fazer ministério, mas será pela mudança de pensamento que a igreja fará a melhor escolha do uso do espaço e tecnologia juntos.

Com tudo isso em mente, quando nos referimos aos cultos do final de semana, tecnologia tem um papel muito importante e sua dedicação ao uso, seja qual for a área: iluminação, vídeo, projeção ou som, sua prioridade deveria a de servir a Deus com cem porcento de dedicação e excelência.

No meu próximo blog, vou dedicar algum tempo dando algumas informações práticas nas áreas de multimídia. Se sua igreja está passando por alguma etapa de construção, reforma do prédio, ou entrará em umas das duas fases em breve, meu próximo blog tratará de um assunto que interessará muito a você: Infra-estrutura, onde tudo começa !

Tenha um dia abençoado!

Sobre o Autor

Joey Santos

2 Comentários

Clique aqui para publicar um comentário

  • Pastor queria saber se o senhor sabe como eu posso fazer com que enquanto não esteja passando o slide eu produza um vídeo com o slogan da igreja que fique se repetindo e se mexendo não sei se o senhor entende mais se estiver entendendo a pergunta muito obrigado e fique na paz.

    • Guilherme. Sim isto possível. Você ira precisar criar uma animação em Adobe After Effects, com Alpha channels (Alpha mantém sua animação em com uma tela transparente). Quando voce fizer sua animação After Effects, você precisara exportar o arquive em .PNG (Alpha channel) para poder inserir nos seus slides.
      Você então poderá inserir esta animação nos seus slides. Isto tudo ira depender do programa que você usa para projeção. Eu sei por exemplo que este processo funciona com ProPresenter. Que sistema de projeção você usa hoje????

  • ~text?txtsize=33&txt=350%C3%97250&w=350&h=250

Receba nossa Newsletter

Inscreva-se para receber ainda mais conteúdo no seu e-mail!

Threesome