12038818_836760809754853_1184512174871818813_o
Comunicação

Redes Sociais :: Como Manter Um Ambiente Positivo!

Mateus 7:20
“Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.”

Este é um versículo muito conhecido, e por sua vez muitas vezes tirado fora do contexto. Na sua base, o versículo sozinho traz uma mensagem clara e indiscutível da expectativa que Deus tem sobre o nosso comportamento aqui neste mundo. Não se trata de apenas um ponto de vista ou circunstância, mas sim de um estilo de vida que se estende para fora de nós mesmos.

Uma das transformações no comportamento humano que precisamos reconhecer nos tempos atuais, é o fato de que a rede social não só veio pra ficar, mas veio para revelar quem somos de uma maneira muito informal, que por muitas vezes, nem sempre percebemos a sua extensão.

Como Pastor de Programação e Comunicações, parte do meu trabalho e monitorar as atividades da igreja e seus ministérios no Facebook, Twitter e blogs (total de 15 contas), e eu realmente aprendi a apreciar o potencial que as redes sociais proporcionam no que se diz respeito à igreja e seu alcance fora das quatro paredes, mas ao mesmo tempo, passei a identificar grandes riscos que corremos se não ficarmos atentos ao nosso comportamento neste meio de comunicação.

Eu acredito, firmemente, que rede social pode ser um lugar onde coisas positivas podem acontecer para as pessoas, famílias, igrejas e o Reino de Deus, mas como vemos em Mateus 7:20, para muitos conectados na rede, esta é uma importante maneira como seremos conhecidos e visto, e se não formos cuidadosos, corremos o risco de gerar danos, muitas vezes irreversíveis.

Ultimamente, tenho visto coisas como:

1. Igrejas com problemas administrativos internos sendo discutidos nas redes sociais.
2. Pessoas e até mesmo igrejas usando redes sociais para influenciar pessoas em época de eleição de forma negativa e degradada.
3. Pessoas postando versículos Bíblicos em um minuto, e usando linguagem profana em outro minuto.

E a lista continua…

A um mês atrás dei uma palestra sobre como manter ambiente positivo em redes sociais para você, seu ministério e sua família. Aqui estão alguns pontos para sua consideração e uso, se achar necessário:

1. Uma vez na rede, é pra sempre: você é responsável pela sua reputação nas redes sociais. Pense duas vezes antes de colocar fotos, mensagens ou status.
2. Mantenha Informação Pessoa, pessoal: Seja cuidadoso no que se diz respeito às informações pessoais que você coloca nas redes sociais.
3. Saiba quem realmente são seus amigos na rede: Redes sociais podem ser criadas para vários propósitos, e uma delas é se conectar com grandes grupos de amigos de diferentes épocas de sua vida, mas se lembre, nem todos amigos foram criados iguais. Redes sociais oferecem ferramentas que podem te ajudar a selecionar quem vê sua informação e o quanto de informação pode estar disponível na rede.
4. Apenas fale sobre alguém, na rede social, na mesma medida que você gostaria que eles falassem sobre você.

Lembre-se de, no final do dia, perguntar a si mesmo: De quem é a honra? Seus amigos e os amigos dos seus amigos viram seus “frutos” nas redes sociais todos os dias, e pelo seus frutos verão quem você realmente é.

Comece seu dia fazendo boas escolhas. Boas escolhas, refletem bom caráter.

Sobre o Autor

Joey Santos

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário

  • ~text?txtsize=33&txt=350%C3%97250&w=350&h=250

Receba nossa Newsletter

Inscreva-se para receber ainda mais conteúdo no seu e-mail!

Threesome