369mpcc
Leadership Produção Programação e Louvor

QUANDO A CRIATIVIDADE TORNA-SE DISTRAÇÃO

Sem dúvida, nos dias de hoje, criatividade é parte essencial em cultos e eventos nas igrejas, por todo o país. Muitas igrejas e ministérios têm focado em criar um ambiente onde a expressão de arte tenha muito mais espaço nos cultos, e, essa expressão, não se limite, apenas, ao teatro, à dança, etc. Hoje, parte dessa arte é expressa através da tecnologia, com iluminação, projeção, efeitos especiais, vídeos, tv, entre outras…

Untitled-1Se dermos uma olhada na História da Igreja, vemos, que no passado, o prédio onde uma igreja  reunia-se tinha algumas características únicas, que a identificavam como igreja, apenas, olhando o prédio, pelo lado de fora!  Essas construções eram feitas com um propósito muito claro e especifico, de estabelecer, primeiramente, a identidade do prédio, e, consequentemente, transmitir uma ideia de lugar1
sagrado por se tratar da Casa de Deus! Se levou anos até que tecnologia, como iluminação, projeção e vídeo começaram a fazer parte da igreja… Eu me lembro dos dias quando entrávamos na igreja, o culto iniciava-se e se tinha um senso de respeito pelo prédio em si! Durante o louvor, não era necessário focar tanto no palco, pois, era, apenas, um ou dois liderando o louvor, a banda, e letras de música na parede, ou, impressas no boletim.

Com o tempo, evoluímos. A tecnologia trouxe novas opções e possibilidades. Os prédios mudaram sua forma. Hoje, temos letras de música em telas de alta resolução, iluminação que muda de acordo com o ritmo da banda, e, em alguns lugares, podemos ver de perto o líder do louvor nas telas… Tudo isso pode adicionar, e muito, para a experiência de louvor que temos todos os finais de semana nas igrejas. Mas, aí vemos um problema em potencial que é: Como identificar que todas essas oportunidades de criatividade não estão mais é causando uma distração nos cultos?! Como é que podemos usar toda essa tecnologia durante os cultos para honra e glória de Deus?

Nosso culto é para Deus, e esse deve ser o nosso foco. Tecnologia tem um papel RELEVANTE na igreja de hoje e usada, corretamente, irá fazer uma diferença tremenda. Então, aqui estão  algumas ideias e conceitos para você utilizar como referência quando usar toda a tecnologia disponível a você  para sua igreja:

  1. Iluminação
12377897_10153795024573430_8652351906785367674_o
Exemplo de iluminação – foco no pastor

 

FOCO é a palavra chave. Use a iluminação como instrumento  de foco no que, realmente, é relevante para o louvor, para a mensagem, para o teatro, etc. etc. Por exemplo, banda não precisa, necessariamente, ter o mesmo nível de intensidade dos líderes do louvor. Não recomendo iluminar nada no placo que não seja relevante ao que está acontecendo. Quando o pastor está pregando, evite iluminar o palco inteiro, e, foque no pastor . Muito (mas, muito!)  c u i d a d o  com iluminação apontada para a audiência, porquê essa pode ser umas das maiores distrações

 A luzes apontadas para a audiência foram posicionadas de maneira a não causar distração com as luzes batendo diretamente nos olhos da congregação.
A luzes apontadas para a audiência foram posicionadas de maneira a não causar distração.

durante o louvor se não for feita, corretamente, e, em momentos que fazem sentido! Se a ideia principal é de usar a iluminação como instrumento de engajar as pessoas  numa experiência com Deus, elimine qualquer possibilidade de distração. Esse tipo de mentalidade é a diferença fundamental entre culto e show!!

  1. Projeção
Não mais de 4 linhas por slide. No background
Não mais de 4 linhas por slide. No background é uma foto tirada em Jerusalém – Via Dolorosa, que faz sentido com a musica que esta sendo cantada.

Quando usar telas de projeção ou vídeo walls para transmitir letras das músicas, versículos bíblicos, anúncios, etc., use letras com tamanhos que permitam que todos no prédio leiam sem ter que fazer esforço. Se usar background com cores e movimentos, esteja no tema da música cantada. Por exemplo, se a letra da música fala sobre a cruz, use gráficos com a cruz, ou, cenas da crucificação .  A tela não tem que ter projeção 100% do tempo. Se o pastor está fazendo anúncio e não há gráficos disponíveis, deixe a tela em preto, para não causar distração.

  1. Vídeo

Algumas igrejas têm adicionado IMAG (Image Magnification) em seu arsenal

IMAG - O foco da imagem permite ver expressões do líder do louvor.
IMAG – O foco da imagem permite ver expressões do líder do louvor.

de tecnologia. Essa tecnologia tem um propósito muito especifico. De aproximar a audiência ao líder de louvor ou ao pastor. Em prédios onde  há uma distância grande entre o palco e um certo ponto das cadeiras, essa tecnologia ajuda a audiência a se sentir mais perto do palco, ver de perto as expressões faciais dos líderes, e ter uma melhor experiência do culto. Por isso, é, extremamente importante manter o foco muito fechado na pessoa que está liderando no palco. Não há razão nenhuma de transmitir o mesmo conteúdo que se transmite online, por exemplo, fazer isso tira, completamente, o propósito dessa tecnologia! A posição dessas telas, também, é muito importante, você não quer criar uma competição visual para as pessoas mais próximas do palco…

Estes são apenas alguns fatores que devemos considerar quando aplicamos o uso destas ferramentas em nossas igrejas todos os finais de semana! Eu acredito que a arte e a criatividade têm seus espaços na igreja de hoje, mas, temos que aplicá-las, corretamente. Tudo isso faz parte dos nossos cultos, semanalmente, e, de maneira nenhuma, tirar ou determinar como o Espírito Santo irá agir nas pessoas durante o culto. Sua dedicação na preparação e implementação dessas tecnologias irá  contribuir, e muito, sem criar um ambiente onde as pessoas não tenham nada mais a fazer, ou nada mais com que se preocupar do que focar em Deus, e, Nele só!

Tem dúvidas, sugestões ou opinião, deixe seu comentário abaixo. Compartilhe este blog!

Para mais informações: [email protected]

 

 

Sobre o Autor

Joey Santos

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário

  • ~text?txtsize=33&txt=350%C3%97250&w=350&h=250

Receba nossa Newsletter

Inscreva-se para receber ainda mais conteúdo no seu e-mail!

Threesome