MPCCconcert2012Oct134
Produção Programação e Louvor

MIXAGEM DE SOM: Configuração, Preparação & Comunicação


Um dos maiores desafios quando se trata de  programação nas igrejas tem a ver com o controle do som. Assim, muitos fatores precisam ser considerados: volume, cantores, músicos, a atmosfera, banda, sala, acústica, e porque não dizer mais uma vez: o VOLUME !

Eu não sou o engenheiro de som na minha igreja, mas como alguém responsável pela equipe de técnicos, eu entendo os desafios. O principal deles vem do fato de que a pessoa que controla o som tem que combinar todas as variáveis que mencionei acima e, no final, o resultado é fazer com que tudo soe bem aos ouvidos de todos, tanto dos que estão no auditório quanto no palco.

Milhares de operadores de som lidam com esta realidade todo fim de semana nas igrejas nos Estados Unidos, então eu pensei que esse blog pode ajudá-lo a encontrar encorajamento e algumas maneiras de tornar a sua tarefa mais fácil e produtiva.

Passei algum tempo com o meu engenheiro de som, Dan Metro, para falar sobre algumas técnicas e estratégias que o ajudam a executar o som para nós, todos os finais de semana:

PREPARAÇÃO

Dan falou sobre o valor de estar preparado para cada culto. Preparação não se aplica apenas para aquelas pessoas no palco e na frente do público, mas também para todos os envolvidos nos cultos e nos bastidores.

Ele mencionou a importância de saber qual a configuração da banda no palco dias antes do ensaio. Nós nos comunicamos com ele semanalmente. Geralmente às segundas-feiras ele tem todas as informações necessárias para o culto do fim de semana. Esta comunicação é feita via e-mail. Dan também tem acesso ao Planning Center Online (www.planningcenteronline.com), onde ele encontra informações sobre: músicos, cantores, solistas, ordem do culto, e palco montado. De um culto para outro estilos podem mudar, e ter essa informação antes o ajuda a preparar tudo o que é necessário para um som para cada culto.

Com essa informação em mãos Dan chega à igreja uma hora antes do ensaio e começa a preparar microfones, cabos, conexões, etc. No momento em que os cantores e músicos chegam para o ensaio, o que eles precisam já está pronto. A mesa de som, monitores e outros dispositivos estão todos definidos e prontos para uso.

COMUNICAÇÃO

Dan mencionou que a chave para a felicidade entre a cabine de som e o palco é um canal claro e aberto de comunicação. Você precisa descobrir como fazer o seu artista feliz. Dan destacou que se os músicos / cantores não estão confortáveis no palco, se eles não têm o que precisam para cantar e tocar instrumentos, eles não vão se sentir livres para adorar. Seu trabalho é fazer o que puder para que eles se sintam confortáveis no palco e satisfaçam suas necessidades (até onde for possível). Eles precisam estar em um ponto que possam relaxar e ter o melhor desempenho.

Durante os ensaios, eu tenho notado que Dan se concentra na equipe. O que eles precisam durante o ensaio Dan faz o que pode para dar a eles. Dan sabe que quando cantores e músicos fazem perguntas, eles não são técnicos de áudio. Portanto, muito provavelmente eles não entendem a dinâmica que está por trás do som reproduzido, e a maneira de responder às perguntas traduz o quanto você quer ajudá-los. Dar respostas simples e permitir que eles saibam que você está lá para eles. Afinal de contas, não importa se este é um cargo remunerado ou uma posição de voluntário, você está ali para servir. Se os cantores e músicos têm uma atitude ruim, não é o seu trabalho corrigir isso. É do pastor a responsabilidade de lidar com a situação de uma forma profissional e adequada. Para você, tudo o que resta é estabelecer um bom relacionamento com todos.

MESA DE MIXAGEM DE SOM

Dan tem uma abordagem interessante sobre a mesa de mixagem de som. Ele pergunta a si mesmo, o que faz parecer que a mesa de som está desligada? Dan diz que esta é uma ótima maneira de apenas adicionar à mistura o que você precisa para tornar a mixagem correta para a congregação. Depois de terminar de agradar as pessoas no palco, volte sua atenção para a mesa de som. É durante o ensaio que você tem a oportunidade de encontrar o limite do seu sistema: o quão longe você pode elevar o volume e a mixagem, o quão alto você pode ir antes de ouvir qualquer microfonia, quanto os cantores mudam sua performance vocal de uma música para outra, e como isso afetará a mixagem do som. a hora do ensaio é também o momento de tomar notas e tentar coisas novas. Se você estiver em uma igreja onde o culto muda freqüentemente de estilo, este exercício vai ajudá-lo a encontrar a mixagem certa para que sua congregação aproveite ao máximo o culto.

No final do dia, você tem um som claro e agradável. Isso dependerá muito do conjunto de colunas de som, posição das caixas de som, a acústica da sala, placa de som, instalação, e até mesmo a qualidade dos cantores e músicos. Mas não importa qual é sua configuração atual, você sempre poderá atingir o melhor cenário possível, se você conhecer bem o sistema de som que tem e se o seu coração estiver no lugar certo.

Agora, roda o som …

Sobre o Autor

Joey Santos

Um comentário

Clique aqui para publicar um comentário

  • ~text?txtsize=33&txt=350%C3%97250&w=350&h=250

Receba nossa Newsletter

Inscreva-se para receber ainda mais conteúdo no seu e-mail!

Threesome