Programação e Louvor

Mais do que apenas palavras

Todo final de semana, parte do meu trabalho na igreja é o de preparar os slides que usaremos durante o culto. Usamos slides para mostrar as letras das músicas que cantamos coletivamente no momento de louvor e também para apresentações especiais, e usamos slides durante a mensagem.
Muitas vezes, olhamos para este recurso, que já é encontrado em muitas igrejas, como um instrumento que apenas veio para tomar o lugar do antigo retro-projetor. Mas, na verdade, com um projetor, um computador e um pouquinho de criatividade, seu sistema de projeção pode se tornar em uma ferramenta forte no louvor semanal, auxiliando não apenas nas letras das músicas mas também no ambiente em que louvamos por meio do uso de animações e vídeos que complementam as letras e auxiliam todos os adoradores a refletir na canção, o que pessoalmente considero como uso da arte na igreja com o objetivo de louvar e adorar.

Deixe eu dar alguns exemplos. Neste primeiro vídeo, a música intitulada “Your Name” (Teu Nome), você vai notar que as imagens mostradas na tela complementam as letras da música (iWorshipFlexx-Integrity Music).

Neste próximo exemplo, escolhi a música do CD “Para Sempre Reinarás” ADAI Louvor Adoracao (www.adai.com.br).

 

Album “Pra Sempre Reinarás” disponível no iTunes!! :: https://itunes.apple.com/br/album/pra-sempre-reinaras-ao-vivo/id597303046

Dependendo do sistema the projeção que você utiliza em sua igreja, você não precisará de nada especial ou extra para usar este tipo de recurso. Se o seu sistema permite uso de vídeos, você poderá usar arquivos como estes em sua projeção.
Tudo é feito em arquivos separados: Introdução, Verso 1, Verso 2, coro, etc. Se a música inteira estivesse em um só arquivo, seria muito difícil de acompanhar, mas desta maneira fica simples.

Você poderá criar seus vídeos utilizando Final Cut Motion, After Effects e ate PowerPoint (dependendo da versão).

Quero agradecer Rodrigo Soerio e a equipe ADAI pela permissão do uso da musica “Deus Amou o Mundo”

Espero que estas dicas ajudem em sua produção. Você pode mandar suas dúvidas ou comentários para mim [email protected]

Sobre o Autor

Joey Santos

3 Comentários

Clique aqui para publicar um comentário

  • ~text?txtsize=33&txt=350%C3%97250&w=350&h=250

Receba nossa Newsletter

Inscreva-se para receber ainda mais conteúdo no seu e-mail!

Threesome