iStock_000025532645Medium
Comunicação Programação e Louvor

Existem desvantagens em desistir…

Acho que muitos de nós temos vivido a experiência de desistir de algo em nossa vida que achávamos que era muito difícil de alcançar. O alvo parecia muito longe para ser atingido e sentíamos que não teríamos tempo para chegar lá. Muitas vezes não fomos capazes de reconhecer ou enxergar nenhuma outra saída ao não ser a de desistir do projeto que estávamos envolvidos, da caminhada ainda não terminada ou de enfrentar os obstáculos que nos impediam de suceder e alcançar nosso objetivo final.

Muitas vezes isso acontece pelo fato de passarmos boa parte do nosso tempo analisando as vantagens de desistir,  sempre olhando pelo lado mais “prático” para nós mesmos, chegamos a conclusão de que “desistir é a melhor solução para mim e todos ao meu redor”.

Eu reconheço que existem momentos e circunstâncias em nossas vidas, onde a opção de desistir se faz evidente e necessária, apenas porque em algum ponto realizamos que não existe valor em prosseguir, e neste caso se justiça parar e redirecionar o curso de sua jornada. Mas como não desistir das jornadas que valem a pena e tem adiciona valores em nossas vidas?

Este fenômeno é muito comum em igrejas e ministérios. Muitas vezes pastores desistem de implementar visões, e ministérios desistem de implementar novas ideias e planos, por causa dos obstáculos que vêem à frente, muitas vezes por falta do devido suporte, desistem do que Deus preparou para essas igrejas e ministérios.

Deus vai à frente de nós, preparando o terreno para que nós, Seus servos, trabalhem na terra preparada por Ele para que vivamos a experiência dos frutos colhidos através da Sua obra. Mas ainda se reserva a nós a prerrogativa de decidir se vamos ou paramos. Talvez seja porque muitas vezes refletimos nas vantagens de desistir ao invés de pensar primeiramente quais serias as DESVANTAGENS  de desistir de algo que Deus quer que eu faça agora.

Durante minha recente visita ao Brasil, tive a oportunidade de falar na Escola de Adoração  (www.escoladeadoracao.com.br) e usei a referência bíblica de Zacarias 4:1-10. Deste texto tiramos pelo menos 3 importantes lições sobre as DESVANTAGENS de desistir de algo que Deus tem preparado para nossa vida, igreja e ministério:

1. Deus quer que você faça algo que é maior do que você.

A maioria de nós está bem ciente das nossas limitações (pessoas mais racionais de qualquer maneira). E essa consciência praticamente molda nossas vidas. Mas há momentos para todos nós, como crentes, quando a coisa mais importante não é uma consciência saudável de nossas limitações, mas uma consciência saudável do poder ilimitado de Deus.  É isso que está por trás dessas palavras: “Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito”, diz o Senhor (V.6). Como crentes, precisamos estar dispostos a tentar coisas tão grandes que, se Deus não se envolve, temos a certeza de falhar. Isso é um negócio arriscado, mas é uma grande estratégia para a vida. Quando tentamos algo maior do que nós somos, nos forçamos a contar com um poder maior do que nós, porque estamos constantemente conscientes da verdade, “Eu não posso fazer isso sozinho.”

Isto é o que Deus quer fazer em você. Qualquer que seja a esperança ou sonho que você tenha, que parece estar além de seu alcance, que está além de sua capacidade de conseguir, Deus quer trazer para a sua vida, porque Ele quer que a sua vida seja um testemunho de Seu poder e força. Isso é o que Deus oferece.

2. Deus quer ver você terminar o que começou.

Em algum momento em sua vida, você será presenteado com a porta dos fundos, um caminho mais fácil, uma saída rápida para seus problemas e desafios. Eu acredito que em algum momento na vida, um estudante já enfrentou isso. Cada pessoa casada já enfrentou isso. Cada missionário já enfrentou isso. Cada pastor já enfrentou isso. Cada voluntário já enfrentou isso. Toda pessoa que já teve um sonho e jamais se atreveu de colocar seu sonho em ação, já enfrentou uma oportunidade de ir embora, desistir, escapar,  Mas Deus diz:… “você começou e agora eu quero que você termine” você pode dizer: “Mas Deus, eu não sabia que seria tão difícil, eu não sabia que eu iria enfrentar tantos obstáculos, eu não sabia que eu iria falhar tantas vezes, eu não sabia que as pessoas iriam me criticar,  eu não sabia que as pessoas iriam desistir de mim, eu não sabia que custaria tanto, eu não sabia que levaria tanto tempo”. Virá um tempo em que se afastar de sua escola, de seu casamento, de seu ministério, do seu sonho, nunca irá parecer tão  atraente quanto enfrentar a oportunidade por mais difícil que pareça. Deus não lhe deu um sonho para que você não realize, do contrário,  Deus colocou esta oportunidade em sua vida para que você possa abraçá-la com força,  Deus não te chamou para você parar na metade do caminho, ele chamou você para percorrer todo o caminho, e até lá ninguém pode sair; e saiba que precisa de muita coragem para ficar no caminho que Deus traçou para você. Eu amo as palavras de Isaías … “Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão.” (Isaías 40:30-31)

3. Deus quer que você comece onde você está, com o que você tem.

Um dos erros mais comuns que muitos de nós cometemos é de querermos o sucesso rápido, e tem que acontecer da noite para o dia. E não é assim que as coisas costumam acontecer. Eu já vi isso na igreja com vários pastores, tanto no Brasil quanto nos EUA. Eles vão para uma conferência em uma mega-igreja e acham que se eles voltarem para suas próprias igrejas e fizerem tudo da mesma maneira que a mega-igreja faz, achando que apenas por imitar o que a outra igreja fez, eles terão  o mesmo tipo de sucesso ou resultado … do dia para a noite. Isso quase nunca acontece.

Mas aqui está o negócio, não há nada de errado com iniciar exatamente onde você está, com o que você tem, dando 100%.

Muitas vezes Deus confia pequenas oportunidades para nós … pequenos ministérios … pequenos níveis de influência. Não meça o seu sucesso (ou muitas vezes aparente sucesso) pelo tamanho do sucesso de outra igreja, ou ministério ou pastor. Basta ser fiel com o que você é e o que você tem e confiar o resto em Deus. E trabalhe duro. Aqui está um grande verso de Eclesiastes 9:10. “O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria.” (NVI). Pode haver coisas hoje que você sabe que Deus quer que você faça, e talvez você vem adiando para começar. Talvez você está dizendo: “Já que não posso começar grande, vou começar mais tarde.” Você sabe o que Deus diria? Comece agora. Faça algo hoje. Dê o primeiro passo.

Martin Luther King, Jr. disse uma vez: “Você não tem que ver toda a escada agora. Basta dar o primeiro passo na fé.” Não adie o que Deus quer que você faça hoje porque te parece pequeno demais, apenas faça o que Ele confiou a você

Sobre o Autor

Joey Santos

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário

  • ~text?txtsize=33&txt=350%C3%97250&w=350&h=250

Receba nossa Newsletter

Inscreva-se para receber ainda mais conteúdo no seu e-mail!

Threesome