IMG_3400
Produção Programação e Louvor

Construindo o Ministério de Multimídia em sua Igreja

ministeriodemultimidia_blogMuitas vezes, liderar o ministério de multimídia pode ser comparado com uma construção que nunca termina. Na verdade, é assim mesmo. Enquanto a igreja cresce, também crescem seus ministérios e com isso, novos desafios à frente de nós.

Por isso, qualquer que seja a realidade do seu ministério hoje, esteja apenas começando, com poucos e quase sem voluntários, ou se você já possui uma equipe e seu ministério continua crescendo, quero compartilhar alguns princípios de crescimento e desenvolvimento de ministérios que se aplicam a qualquer situação.

Ministério de Mídia (como qualquer outro ministério em sua igreja) foi criado para que desenvolva e cresça, exatamente como a igreja foi criada por Cristo para que se desenvolva e cresça. Esse entendimento se faz obviou pela simples razão de que se nossa missão como igreja é de alcançar o perdido, uma vez salvo, a próxima parada é a integração a uma igreja local e, quanto mais salvos na igreja, mais ela cresce! Simples como 2 mais 2 é 4. Faz sentido??? Neste caso, em tudo que fizeres em seu ministério, faça com a pura intenção e total conciência de que com o tempo seu ministério irá crescer e, com isso, novos desafios à frente. Liderar um ministério sem a visão de crescimento, é equivalente a construir um prédio de 100 andares sem elevador, você irá somente até um certo ponto.

Quero compartilhar algumas idéias que talvez possam te ajudar a começar este processo no Ministério de Mídia em sua igreja:

1. Determine e Compartilhe os VALORES do Ministério de Mídia na Igreja

Recentemente dei uma palestra para uma equipe de mídia em uma igreja no norte de Indianápolis, e como ilustração eu coloquei uma nota de cem dólares na mesa e perguntei o seguinte: “quantos de vocês aqui hoje sairiam do seu assento para pegar essa nota de 100 dólares?” Todos presentes levantaram a mão (claro). Então mudei a pergunta “quantos de vocês não deixariam seu assento para pegar essa nota de 100 dólares, por acreditar que baseado no fato de que é apenas uma nota para 30 pessoas na sala, e nesse caso não vale a pena?” Metade dos presentes levantaram a mão dizendo que não sairiam do assento. Então perguntei “mas agora ao invés de cem dólares eu vou colocar mil dólares”. Todos levantaram a mão dizendo, eu faço o que for necessário para alcançar e pegar os mil dólares primeiro.

Bem, no final eu disse que não tinha mil dólares para colocar na mesa, mas o ponto que fiz foi que VALOR é uma expressão que a maioria de nós entende muito bem, e que onde colocamos nossos valores, é também onde colocamos nossos recursos, energia e tempo. Ministérios em geral precisam entender que seus voluntários não darão valor ao ministério que servem até que seus líderes o valorizem ao ponto que seja algo tão contagioso que não restará nenhuma outra opção para os que estão a sua volta do que se envolver. Muitas vezes voluntários chegam aos ensaios atrasados, despreparados e distraídos, mas ao mesmo tempo eles notam que os líderes destes ministérios se apresentam atrasados e despreparados também. Como líder do seu ministério, seja um bom exemplo dos valores que você deseja que seus voluntários deêm ao ministério.

2. Desenvolva um Ministério de Mídia com propósitos

Um dos maiores desafios do ministério de mídia, é o de manter nas mentes dos voluntários que apesar de estarem rodeados de equipamentos eletrônicos, e tecnicalidade para tomar conta, este ministério existe com propósitos espirituais. Faça uma lista de áreas da igreja que são impactadas pelo ministério e constantemente fale com eles sobre estes propósitos. Muitas vezes a igreja tem dificuldades de achar voluntários para a área de mídia por que o ministério é mais reconhecido pelos valores técnicos do que espirituais, uma vez que as pessoas começam a entender os valores espirituais de servir no ministério de mídia, eles se sentirão mais atraídos a servir e saberão desde o começo que o que fazem na mesa de som, na iluminação, ou projeção tem um impacto na igreja, maior que apenas um trabalho técnico.

3. Reconcilie EXCELÊNCIA com VALORES DE MINISTÉRIO

Como em qualquer outro ministério, no ministério de mídia também é muito importante fazer tudo com excelência. Em um show, os valores de excelência estão relacionados com o nível técnico da produção e o quanto você pagou para ver o show. Por isso que show é nada mais do que um evento. Mas na igreja, o culto esta relacionado com uma experiência, e esta EXPERIÊNCIA é como não outra igual, porque é uma experiência com Deus. Eu digo aos meus voluntários que nosso trabalho não é de “fabricar” uma experiência com Deus, mas a de não atrapalhar. Nosso trabalho é não causar distração. Por muito tempo, igrejas tiveram muito resistência em introduzir tecnologia nos cultos por causa exatamente dessa possibilidade, de trazer muita distração aos cultos, mas com o tempo, muitas portas foram abertas, e hoje muitas igrejas tem tecnologia nos cultos, um instrumento a ser usado para honra e glória de Deus e, por isso, dever ser implementado e executado com excelência, um requerimento mínimo que devemos nos comprometer como principio e prática o tempo todo. Excelência é uma atitude do coração e um resultado que é notado, e não deve ser confundido com uma causa ou método. Excelência é alcançada quando:

– Voluntários entendem e praticam os propósitos e valores do ministério

– Mesmo servindo nos bastidores, Deus é o foco da adoração

– Voluntários estão comprometidos com autenticidade de vida cristã dentro e fora da igreja.

– Voluntários entendem o valor do trabalho em equipe, não apenas com os do ministério que servem, mas também todos os ministérios da igreja.

– Todos na equipe entendem sua parte na equipe e servem com humildade perante Deus e uns aos outros.

– Todos reconhecem que apesar de termos um plano de ação para cada culto, Deus está no controle e somos flexíveis com o que Deus quer quando Ele muda os planos.

Deus tem um propósito e plano para seu ministério, e Ele está sempre procurando por adoradores prontos para servir. Mesmo servindo nos bastidores, seja um adorador pronto para promover um impacto nas vidas de todos que participam dos cultos e atividades em sua igreja.

Sobre o Autor

Joey Santos

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário

  • ~text?txtsize=33&txt=350%C3%97250&w=350&h=250

Receba nossa Newsletter

Inscreva-se para receber ainda mais conteúdo no seu e-mail!

Threesome