IMG_3381
Comunicação Leadership

A CULTURA DO TRABALHO EM EQUIPE

Uma das maiores alegrias que já tive em meu Ministério foi começar a liderar e descobrir que o sucesso depende 100% da ideia de construir uma cultura de trabalho em equipe! Temos muito mais chance de sucesso se tivermos essa mentalidade… por isso, do começo ao fim vamos nos concentrar na ideia de que SERVIR JUNTOS É MELHOR DO QUE SERVIRMOS SEPARADOS!! Ainda que haverá momentos que, mesmo fazendo parte de uma equipe, vamos nos sentir sozinhos, pois, isto é muito comum.

 O quê importa, realmente, como líderes, é que aprendamos a reconhecer os sinais e sintomas das situações para tomarmos as medidas certas e revertermos o quadro,                                      antes que ele destrua nosso Ministério.

Meu Ministério depende, totalmente, do trabalho voluntário de muitos. Por isso, há o risco de alguns desses voluntários acabarem não servindo juntos em um ou mais fins de semanas, como desejam. Diante dessa possibilidade temos de criar um ambiente onde cada fim de semana, independentemente, de quem esteja escalado para servir, seja possível garantir que todos os envolvidos (escalados!), naturalmente, sirvam como uma equipe, e, por equipe quero dizer dentro de uma cultura de trabalho continuo, sem o perigo da descontinuidade!

A seguir quero apresentar algumas coisas que eu tenho aprendido nestes últimos anos que dirijo uma equipe de mais de 40 voluntários que servem no âmbito do Ministério Programação a cada fim de semana:

  1. TRABALHO EM EQUIPE NÃO É UM EVENTO TEMPORÁRIO! (I Pedro 4:8-10)

Nós, geralmente, associamos o termo trabalho em equipe a um evento ou treinamento. Mas, no ambiente da Igreja, vejo como algo que acontece cada vez que estamos juntos, no todo ou em parte, nunca pára! Assim, cada fim de semana, nós estamos vivenciando esse processo de crescimento em união, em equipe, onde todos crescemos juntos…

  1. TRABALHO EM EQUIPE CRESCE QUANDO AS COISAS DÃO ERRADO! (Eclesiastes 4:9-10)

Se você trabalha com palco, projeção, iluminação e vídeo, você sabe que, eventualmente, as coisas podem dar erradas, e, muitas vezes fora de seu controle. Esse será o momento em que você pode, realmente, experimentar a realidade existencial de sua equipe!! Pois, em tempos de crise as melhores soluções surgem de uma equipe experiente…

Quando algo der errado, é importante você estar seguro que você tem uma grande equipe servindo com você e que ela vai intensificar a ajuda e o apoio a você.

 

  1. TRABALHO EM EQUIPE É BASEADO NA DIVERSIDADE! (I Coríntios 1)

Uma boa equipe não é fundada na ideia de um grupo de pessoas que tem tudo em comum, mas, uma verdadeira equipe traz diversidade para o Ministério! Diferentes habilidades acrescentam valores e, por isso, trazem resultados positivos.

Como um líder eu incentivo meus voluntários a compartilharem suas ideias, a participarem de discussões que têm potencial de colocar o Ministério em novas direções, pois, assim, irão tornar a experiência de servir muito melhor…

Porque este nível de participação dá para eles uma noção clara de que eles são parte relevante do Ministério onde estão engajados!

Sobre o Autor

Joey Santos

Adicionar comentário

Clique aqui para publicar um comentário

  • ~text?txtsize=33&txt=350%C3%97250&w=350&h=250

Receba nossa Newsletter

Inscreva-se para receber ainda mais conteúdo no seu e-mail!

Threesome